Açúcares

Os açúcares fazem parte da família dos hidratos de carbono, a mais importante fonte de energia alimentar em muitas dietas. Os açúcares oferecem um dos sabores mais apreciados pela humanidade.

Muitos alimentos e bebidas contêm naturalmente açúcares, como é o caso dos frutos, das verduras e do leite. O corpo humano metaboliza os açúcares sem distinguir de onde provêm.

Os açúcares normalmente usados na preparação de bebidas refrescantes não alcoólicas são:

Sacarose – Um dissacárido que por hidrólise se divide em glucose e frutose (em partes iguais). Este açúcar é conhecido como açúcar de mesa ou branco e é encontrado naturalmente na cana do açúcar e na beterraba sacarina.
Frutose – Um monossacárido que possui um poder edulcorante (adoçante) 1,5 vezes superior ao da sacarose.
Glucose – Um monossacárido que tem um poder edulcorante inferior ao da sacarose. É a única fonte de energia que algumas células conseguem usar, como é o caso no cérebro.
Xarope de Isoglucose – Uma mistura líquida de glucose e frutose, normalmente em partes aproximadamente iguais e obtida a partir do amido de milho (ou de trigo ou batata). É aproximadamente tão doce quanto a sacarose.

A glucose é a forma mais simples de açúcar e de mais rápida digestão. É transportada pela corrente sanguínea, funcionando como combustível para o cérebro que necessita de a receber continuamente, pois não pode interromper as suas funções. A glucose é essencial para uma boa capacidade de memória e de concentração.

Estudos recentes sugerem que uma nutrição rica em hidratos de carbono pode influenciar o metabolismo central da serotonina, um neurotransmissor que regula o sono, a atenção e o humor, favorecendo assim um estado de humor positivo.


Ver mais >> 

FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais