Categoria de Bebidas

O sector das bebidas refrescantes não alcoólicas tem-se mostrado como um dos mais dinâmicos da indústria alimentar. A inovação, a reformulação e o lançamento de novos produtos são frequentes neste sector caracterizado pela variedade e diversidade de bebidas.

 As bebidas refrescantes não alcoólicas, são bebidas não alcoólicas à base de água (cerca de 90% da sua constituição) que podem, opcionalmente, ter açúcar ou adoçantes, ter ou não gás, fruta, sumo de fruta e / ou sais minerais. Podem ser aromatizadas com extractos vegetais ou substâncias aromáticas. Podem ser fabricadas com água mineral natural ou água de nascente, quando engarrafadas no local da nascente.

Entre as muitas opções possíveis, dando lugar a distintos sabores e diferentes combinações, as bebidas refrescantes não alcoólicas abrangem diversas categorias de produtos, como os refrigerantes de sumo (laranja, ananás, limão, etc), as colas, as bebidas de extractos de lima-limão, as bebidas à base de chá, as tónicas e as bitter (bebidas mais amargas) as bebidas energéticas, as águas aromatizadas ou frutadas.

Há, também, as bebidas funcionais mais adequadas a certas circunstâncias (por ex, com adição de vitaminas e/ou outros nutrientes) e as bebidas especialmente desenvolvidas para desportistas que permitem uma hidratação mais rápida.

Graças à diversidade da oferta de bebidas refrescantes não alcoólicas são propiciadas escolhas adequadas a cada estilo de vida, gosto e contexto. A variedade, em conjunto com uma rotulagem nutricional clara e precisa, permite ao consumidor escolher a bebida mais apropriada às suas necessidades.
Pela diversidade e variedade de sabores disponibilizados, as bebidas refrescantes não alcoólicas podem contribuir de forma significativa para a ingestão de líquidos, essenciais ao bem-estar, à saúde e à vida. 

 
Uma hidratação deficiente pode causar cansaço, dores de cabeça, dificuldades na concentração e um desconforto geral. A desidratação tem sido indicada como factor contributivo ou possível causa em algumas doenças, como por exemplo doenças do sistema cardíaco ou infecções urinárias e cálculos renais.

Uma correcta nutrição deve assegurar níveis adequados de líquidos, pelo que, no contexto de uma alimentação equilibrada, as bebidas refrescantes não alcoólicas são sempre uma opção agradável e complementar para a hidratação.

Ver mais >>

FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais