Diabetes

A diabetes é uma doença que resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo organismo da nossa principal fonte de energia – a glucose.

Em estudos observacionais foi encontrada uma associação entre o consumo de bebidas açucaradas e o aumento do risco de diabetes. Os resultados destes estudos não permitem concluir que haja uma relação causa-efeito, mas devemos procurar explicá-los.

A associação observada é em grande parte explicada, nos próprios estudos, pelos maiores índices de massa corporal (IMC), ou seja, a existir um efeito do consumo de bebidas açucaradas no risco de diabetes será em grande parte mediado por um ganho de peso e aumento da gordura corporal resultantes de um consumo excessivo.
É conhecido que a obesidade é um factor de risco primário para a diabetes e o síndrome metabólico.

Segundo a EFSA, a evidência disponível é insuficiente para definir um limite superior de referência para a ingestão de açúcares, baseado nos seus efeitos no risco de diabetes.
A maioria dos estudos não detecta efeitos adversos para o consumo de açúcares até 20 a 25% da energia total, desde que o peso seja mantido.

O National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (USA) afirma que os factores de risco da diabetes tipo2 incluem o excesso de peso e a inactividade, assim como a idade, a raça, a história familiar, a pressão arterial e o colesterol. Mas o consumo de bebidas açucaradas, ou de qualquer outra bebida ou alimento, não são listados como factores de risco.

Também a American Diabetes Association reconhece a complexidade da diabetes tipo 2 e a importância de manter um peso saudável, não isolando qualquer bebida ou alimento como um factor de risco específico desta doença.




Fontes:

  • EFSA Scientific Opinion on Dietary Reference Values for carbohydrates and dietary fibre. EFSA Journal 2010; 8(3):1462)
    American Diabetes Association - http://www.diabetes.org
    National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases - http://www2.niddk.nih.gov



FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais