Fontes de hidratação

Apesar de os alimentos conterem água, a maior parte da água é ingerida na forma líquida (cerca de 75% da água é ingerida através de bebidas).

A água é a fonte de hidratação de eleição, no entanto há mais bebidas, tais como água com sabor, sumos, néctares, refrigerantes, que poderão contribuir para o aprovisionamento de água uma vez que:

  • têm elevados teores de água (cerca de 90%, mas podendo ultrapassar os 99%);
  • muitas destas bebidas têm uma composição (em particular uma concentração de solutos) que as torna mais eficientes que a própria água no que se refere à hidratação do consumidor, o que é uma vantagem importante, em especial no caso de condições mais agressivas, como a prática de exercício físico ou sob temperaturas elevadas;
  • existem circunstâncias em que são consumidos mais líquidos se estes tiverem sabor.


Na tabela seguinte podemos ver o conteúdo hídrico de algumas bebidas e alimentos.



Conteúdo hídrico de algumas bebidas (por 100g)

 Bebida  Água (g)
 Refrigerante de cola light  >99
Chá (sem açúcar adicionado)  >99
Café (sem açúcar adicionado)  96
Néctar light 94 – 95
 Néctar 94 – 95
 Sumo de frutos 100% 85 – 89
 Refrigerante de cola regular  89
Leite de vaca UHT meio gordo  89
 Iogurte líquido meio gordo  84

Adaptado de Tabela da Composição de Alimentos - INSA Dr. Ricardo Jorge, Lisboa 2006



Um Estudo de Caracterização do Perfil de Hidratação dos Portugueses, conduzido pelo IHS em 2009, permitiu concluir que cerca de 20% da população não mostra concordância com a afirmação “gosto de beber água”.

Estas pessoas, cujo aporte hídrico é significativamente inferior ao da restante população, podem beneficiar com as bebidas refrescantes não alcoólicas com sabor. As bebidas com sabor também poderão ter um papel importante nos grupos em maior risco de desidratação, como por exemplo as crianças e os idosos.

Alguns autores descreveram que o consumo de bebidas com sabor pode diminuir o risco de desidratação, podendo a ingestão de líquidos ser até 91% superior. Num outro estudo, realizado com crianças em prática de exercício físico em ambiente quente, registou-se um maior aporte hídrico voluntário em crianças quando estavam disponíveis bebidas com sabor.

FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais