Importância da hidratação

A água é o principal constituinte do organismo e é essencial à vida.

Num ser humano adulto, o total de água corporal é de 52 a 66% do peso do corpo, dependendo de vários factores, como idade, sexo e quantidade de gordura corporal. Por exemplo, um homem médio de 70 kg e 45 anos contém cerca de 42 litros (60%) de água no organismo.

As principais funções da água no organismo são:

  • Transporte de nutrientes para as células;
  • Excreção de produtos resultantes do metabolismo. Através dos rins, são libertadas as substâncias de que o corpo não necessita;
  • Solvente, como meio onde se dão todas as reacções;
  • Regulação da temperatura corporal, ou seja, quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a sudorese a fim de libertar calor através da evaporação. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo abaixamento da temperatura corporal. Não é a transpiração por si que faz arrefecer o indivíduo, mas sim a evaporação da água do suor produzido;
  • Participação em reacções enzimáticas, que facilitam nomeadamente a digestão.



Uma desidratação continuada, ainda que ligeira, pode ter efeitos a longo prazo na saúde, nomeadamente a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo.

Pela sua vital importância, a água passou a ser representada na nova Roda dos Alimentos. Está localizada ao centro, uma vez que é essencial e faz parte de quase todos os alimentos e de todas as bebidas.


FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais