Água

Nas bebidas refrescantes não alcoólicas, a água é o principal ingrediente, representando cerca de 90% da sua constituição. Por serem alimentos muito ricos em água, estas bebidas, para além do prazer que proporcionam, contribuem para a ingestão de líquidos, essencial ao bem-estar, à saúde e à vida.
 
A água utilizada na produção de bebidas refrescantes não alcoólicas obedece a minuciosa e exigente regulamentação, relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano. A água não pode conter qualquer contaminação biológica, física ou química em concentração susceptível de constituir perigo para a saúde pública.

A água bruta utilizada pela indústria tem origem nos sistemas de abastecimento público ou em captações próprias adequadas. Esta água é submetida aos tratamentos necessários para obter a água tratada que será usada na preparação das bebidas.

No âmbito legal e das boas práticas de fabrico, estão identificados procedimentos de controlo da qualidade que permitem assegurar a verificação do cumprimento das especificações estabelecidas, quer para a água bruta, quer para a água tratada. As especificações técnicas da água bruta e da água tratada asseguram não apenas o respeito da legislação, ou seja, da segurança alimentar, como também o cumprimento das características sensoriais desejadas para cada tipo de bebida.

O processo de tratamento da água pode incluir várias fases, em particular para a desinfecção da água e a sua filtração, para eliminar eventuais contaminações microbiológicas e obter uma água límpida e sem sabores ou odores indesejados. A indústria controla a qualidade da água nas várias fases do tratamento, assim como parâmetros do processo de tratamento (por exemplo, tempos de contacto, caudais, pressões), de modo a confirmar a eficácia do processo.

Por vezes, a indústria de bebidas refrescantes não alcoólicas utiliza água mineral natural e água de nascente. A água mineral natural e a água de nascente são águas de circulação subterrânea, bacteriologicamente sãs, com características físico-químicas estáveis e que se caracterizam pela pureza original uma vez que não podem ser objecto de tratamentos químicos.


Ver mais >>

FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais