Introdução

A indústria das bebidas refrescantes não alcoólicas está consciente dos desafios que actualmente envolvem as sociedades contemporâneas. Os estilos de vida alteraram-se e com eles os hábitos alimentares e de actividade física. Com responsabilidade, a indústria reconhece a importância de contribuir para a promoção de estilos de vida saudáveis, assumindo os compromissos adequados à situação.

A problemática da obesidade tem uma multiplicidade de causas na sua raiz, que determinam os níveis de ingestão e de gasto calórico e resultam no desequilíbrio da balança energética.

Não existe evidência disponível que permita conhecer, ao nível de uma população, a importância relativa de cada causa, uma vez que estas interagem num sistema de causas muito complexo. O consumo de bebidas não alcoólicas será quanto muito apenas um entre muitos outros factores, com uma ponderação dependente de muitas condições.

Não são razoáveis modelos conceptuais simplistas e oportunistas, que coloquem determinados factores no centro da explicação da epidemia da obesidade, contribuindo para a desinformação da população.

Determinada em apoiar estilos de vida mais saudáveis, a indústria de bebidas refrescantes não alcoólicas tem vindo a expandir cada vez mais as opções do consumidor, oferecendo um leque de produtos variado, onde o aporte calórico global tem sido reduzido e a informação nutricional é mais elucidativa.

Os contributos do sector para que os consumidores possam fazer as escolhas mais adequadas às suas necessidades passam também pela aplicação de critérios exigentes na comunicação com crianças e na venda em escolas. Reconhecemos a necessidade de proteger as crianças da sua limitada capacidade para avaliar a informação, assim como o papel central dos pais e educadores na orientação das suas escolhas.

FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais