Saúde oral

A saúde oral depende antes de mais de boas práticas de higiene oral. Isto significa lavar os dentes com escova e pasta dentífrica adequadas (flúor), sobretudo, antes de dormir. É igualmente essencial visitar o dentista periodicamente.

Tem sido significativa a redução das cáries dentárias nos países mais desenvolvidos, em resultado precisamente de melhores práticas de higiene oral e de uma maior informação e sensibilização sobre o tema.

As cáries dentárias são causadas pela produção de ácido por bactérias agarradas a falhas ou cavidades dos dentes.

Todos os produtos que contenham hidratos de carbono (ex. açúcares) podem estar na origem de cáries dentárias, mas uma higiene oral adequada assegura que os açúcares não são fermentados (produzindo ácidos) pelas bactérias na boca.

A EFSA afirma que o consumo frequente de alimentos com açúcares pode aumentar o risco de cáries, especialmente quando as práticas de higiene oral são insuficientes. A mesma instituição, não estabelece um limite para o consumo de açúcares, porque o desenvolvimento das cáries depende de muitos outros factores, mas afirma que a evidência sobre a relação entre a frequência de consumo de alimentos e bebidas com açúcar e as cáries deve ser considerada ao desenvolver recomendações dietéticas.

A erosão do esmalte é uma forma de desgaste dos dentes causada pelos ácidos dos alimentos e bebidas, ou provenientes do estômago, mas não pelos ácidos produzidos pelas bactérias.

Os estudos sobre a erosão do esmalte têm mostrado tratar-se de uma condição que depende de vários factores, como o teor de ácido dos alimentos e bebidas consumidos, a frequência de consumo, a dieta em geral, as práticas de higiene oral ou a quantidade e composição da saliva.

Os ácidos dos alimentos e bebidas só podem contribuir para a erosão do esmalte enquanto estejam em contacto com os dentes. No caso das bebidas o tempo de contacto é relativamente baixo, por não exigirem mastigação e por não aderirem aos dentes.


Fontes:

  • EFSA Scientific Opinion on Dietary Reference Values for carbohydrates and dietary fibre. EFSA Journal 2010; 8(3):1462)
  • Website American Dental Association, Tooth decay (www.ada.org)
  • Lussi A, Jaeggi T, Zero D. The role of diet in the aetiology of dental erosion. Caries Research (2004)
FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais