COMUNICADOS E NOTÍCIAS

ESTUDO: CONSUMO DE REFRIGERANTES NÃO ASSOCIADO A RISCO DE EXCESSO DE PESO
20/06/2011
ESTUDO: CONSUMO DE REFRIGERANTES NÃO ASSOCIADO A RISCO DE EXCESSO DE PESO
Uma equipa multidisciplinar de investigadores portugueses da Universidade do Porto publicou recentemente, na prestigiada revista Public Health Nutrition, um estudo científico cujos resultados mostraram que o consumo de refrigerantes não se associou a um aumento de risco de excesso de peso ou obesidade em crianças.  

O estudo transversal realizado em Portugal incluiu uma amostra de perto de 1700 crianças entre os cinco e dez anos de idade, residentes no Porto, tendo como base informações relatadas pelos pais sobre o consumo de refrigerantes.  

O estudo refere ainda que o consumo de refrigerantes não se associou com o excesso de peso nas crianças que participaram na investigação, embora o consumo total de hidratos de carbono e de açucares tenha sido superior nos rapazes com excesso de peso em comparação com aqueles que apresentavam peso normal para a sua idade.  

O estudo aponta igualmente resultados que indicam que as crianças obesas, tanto do sexo feminino como do masculino, passavam mais tempo a ver televisão durante a semana do que as crianças que apresentavam peso normal.

Sugar-sweetened beverage intake and overweight in children from a Mediterranean country;  
Hugo Valente, Vitor Teixeira, Patricia Padrao, Mariana Bessa, Tania Cordeiro, Andre Moreira, Vanessa Mitchell, Carla Lopes, Jorge Mota and Pedro Moreira;
Publication Journal:Public Health Nutrition 2010; doi:10.1017/S136898001
FACTOS E MITOS
Hidratação
newsletter Probeb
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Netmais