Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a Política de Utilização e Privacidade da PROBEB. Optando pela desativação das cookies, algumas partes do nosso site poderão não funcionar corretamente.
Aceito
Saiba mais

COMUNICADOS E NOTÍCIAS

Cláudia Borges dá o exemplo na devolução de embalagens de bebidas e incentiva à economia circular
09/05/2022
Cláudia Borges dá o exemplo na devolução de embalagens de bebidas e incentiva à economia circular

A apresentadora Cláudia Borges e o filho Rodrigo são os protagonistas de um vídeo de sensibilização para a importância da devolução de embalagens de bebidas, promovido pelos projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, iniciativas-piloto dinamizadas pelo consórcio APIAM / PROBEB/ APED, de preparação para o futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas a implementar em Portugal.

Veja o vídeo aqui.

Para além de mostrar, de forma simples e pedagógica, o funcionamento dos projetos, o vídeo apresenta o percurso das embalagens, desde a compra e consumo à devolução nas máquinas dos projetos, passando pela recolha e diferentes fases de tratamento até se chegar a novas embalagens feitas com plástico PET reciclado. O objetivo é explicar a importância destes projetos para a promoção da sustentabilidade ambiental e da economia circular.

Para Cláudia Borges, “é cada vez mais importante incentivar a reciclagem e ter comportamentos no dia-a-dia que protejam o ambiente para oferecermos um mundo melhor às gerações futuras. Aliás, são já essas gerações que chamam a nossa atenção para questões tão urgentes como a importância da reciclagem, da reutilização e da proteção do ambiente. Dar uma segunda oportunidade às embalagens de bebidas que consumimos para se tornarem novas embalagens com plástico PET reciclado é um gesto simples que beneficia a todos e ao nosso ambiente. Falar destes assuntos com os nossos filhos é algo normal e que eu considero essencial para a construção de uma consciência ambiental mais estruturada e ativa.”, afirma a apresentadora.

Promovidas pelo consórcio APIAM/PROBEB/ APED, com diferente implantação geográfica e especificidades no âmbito das tipologias de embalagens aceites nas máquinas disponíveis nos espaços comerciais aderentes, as iniciativas “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” partilham o objetivo comum de incentivar e premiar a devolução de embalagens de bebidas não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas, visando promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

Até ao final de junho de 2022 estas iniciativas encontram-se numa nova fase de desenvolvimento, onde se destaca a existência de um sistema de pontos. Cada embalagem devolvida vale um ponto e os utilizadores são incentivados a acumular pontos que poderão ser trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis.

Bebidas + circulares
do velho se faz novo - filme
bebidas mais circulares filme
Do velho se faz novo - pontos
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.   |   Política de Privacidade
Desenvolvido por Netmais