Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a Política de Utilização e Privacidade da PROBEB. Optando pela desativação das cookies, algumas partes do nosso site poderão não funcionar corretamente.
Aceito
Saiba mais

COMUNICADOS E NOTÍCIAS

Indústria europeia de bebidas refrigerantes anuncia novo compromisso de reduzir média de açúcares adicionados nas bebidas
29/06/2021
Indústria europeia de bebidas refrigerantes anuncia novo compromisso de reduzir média de açúcares adicionados nas bebidas

A UNESDA – Soft Drinks Europe, que representa a indústria de bebidas refrigerantes na Europa, anunciou um novo compromisso de reduzir em mais de 10% a média de açúcares adicionados em bebidas refrigerantes, entre 2019-2025, em toda a UE-27 e no Reino Unido. Isso representará uma redução geral de 33% na média de açúcares adicionados nas últimas duas décadas, com base nas metas anteriores de redução de açúcar que a indústria alcançou de 2015 a 2019 (redução média de 14,6%) e de 2000 a 2015 (redução média de 13,3%).

A PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas, enquanto membro da UNESDA, tem desenvolvido a sua atuação em linha com estes objetivos apoiada pela indústria de refrigerantes que, em Portugal, reconhece que tem um papel a desempenhar, razão pela qual assumiu um papel de liderança na redução de açúcar e calorias e tem procurado ir além dos objetivos definidos a nível europeu.

No âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), alinhado com a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), a PROBEB assinou em maio de 2019, com a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), o compromisso sectorial de reformulação no qual já se comprometiam, até 2022, com a redução de 10%, em média ponderada, do teor de açúcar, na categoria de bebidas refrigerantes. No final de 2019 a indústria já tinha reduzido 11,4%, valor acima da meta estabelecida.

Já antes, em 2016, a PROBEB assumiu perante o Ministério da Saúde o compromisso monitorizado de reduzir em 25%, no mínimo, o teor calórico dos refrigerantes entre 2013 e 2020. Entre 2013 e 2019 foi alcançada uma redução de 30,5%.

O caminho percorrido pelo sector em Portugal tem demonstrado vontade e capacidade de contribuir proactivamente para a redução das calorias na dieta dos portugueses. As bebidas refrigerantes são seguras para consumir como parte de uma dieta equilibrada. Na categoria estão incluídas bebidas com e sem calorias, com mais ou menos teor de sumo, com e sem gás, com e sem cafeína, propiciando diferentes gostos e sabores. Desde bebidas funcionais, com nutrientes e vitaminas, à categoria light, onde muitos produtos têm zero calorias, o consumidor dispõe hoje em dia de uma ampla variedade e escolha.

Por ocasião do seu 63º aniversário, a UNESDA promove agora a nível europeu novos e melhorados compromissos de saúde e nutrição, tendo por objetivo continuar a ajudar os europeus a gerir a ingestão de açúcares adicionados. Num momento de evolução das preferências do consumidor e de aumento das expetativas de saúde pública, estes compromissos são o contributo da indústria para que uma escolha mais saudável se torne numa escolha fácil, enquadrados na Estratégia Farm to Fork da União Europeia e do seu código de conduta para negócios e práticas de marketing responsáveis.

A indústria de refrigerantes cumprirá este novo compromisso continuando a adotar uma ampla gama de ações aceleradas, incluindo a reformulação de receitas para reduzir os açúcares, mantendo o seu excelente sabor. Além disso, continuará a inovar para desenvolver novos produtos sem ou com baixas calorias, com diferentes níveis de doçura, e irá continuar a promover bebidas sem açúcar e com baixo teor de açúcar/calorias, de forma a encorajar ativamente a escolha do consumidor em relação a esses produtos.

Sobre a PROBEB:
A PROBEB (Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas) é uma associação empresarial sem fins lucrativos, constituída por empresas que se dedicam à produção e comercialização de bebidas refrescantes não alcoólicas, em território nacional.

Sobre a UNESDA:
A UNESDA – Soft Drinks Europe é uma associação, com sede em Bruxelas, que representa o sector de bebidas não alcoólicas. Os membros do UNESDA incluem 23 associações nacionais em toda a Europa, bem como 9 membros corporativos.

Bebidas + circulares
do velho se faz novo
 do velho se faz novo
bebidas + circulares
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.   |   Política de Privacidade
Desenvolvido por Netmais